Logo.png
gap_horizontal.png
gap_horizontal.png

TIPOS PLÁSTICOS

Os plásticos existem diversas classificações e sub-classificações, porém estaremos informando os mais conhecidos pela sociedade que geram estes residuos sólidos.

linha.jpg
gap_horizontal.png
PEAD-Garrafa-196.jpeg

PEAD (Polietileno de Alta Densidade)

É amplamente utilizado na indústria de embalagens para a fabricação de frascos rígidos para produtos de limpeza doméstica, cremes, xampu, remédios e suplementos. O PEAD também é utilizado para fabricação tubos para transporte de água e esgoto, telhas, galões, entre outros", explica Medeiros.

O profissional diz que esse tipo de polietileno tem características bastante ímpares, como:

  • excelente resistência química;
  • maior dureza (resistência ao risco) e rigidez em relação ao PEBD;
  • elevada resistência a impacto;
  • elevada resistência a estresse mecânico.

 

gap_horizontal.png
PP-196.jpeg

PP (Polipropileno)

Representado pela simbologia triangular de número “5” e abreviatura “PP”, esse é um material frágil e transparente, mas que possibilita diversas combinações de características — por exemplo, adicionando-se de 5% a 10% de polibutadieno origina-se o polipropileno de alto impacto.
Entre suas propriedades podemos destacar uma boa resistência química, pois não é afetado por soluções aquosas de sais inorgânicos, ácidos, bases minerais e a maioria dos agentes químicos de natureza orgânica — apesar de sofrer alterações por compostos halogenados, ácido nítrico fumegante, agentes oxidantes ativos, hidrocarbonetos aromáticos e cromados em altas temperaturas.
Operável até 115°C, admite ter sua resistência calorífica estabilizada para prolongar sua aplicação em temperaturas mais altas, com vida útil que pode atingir 5 anos a 120°C, 10 anos a 110°C e 20 anos a 90°C. E ainda:

  • absorve pouca umidade (não é higroscópico);
  • resistente ao impacto;
  • alta dureza superficial;
  • soldável;
  • transparente por contato;
  • baixa permeabilidade ao vapor de água;
  • baixíssima condutividade elétrica;
  • resistente ao atrito, à fadiga por flexão e ao entalhe;
  • moldável;
  • atóxico;
  • de baixo custo;
  • de fácil usinagem;
  • instável na presença raios ultravioleta;
  • aditável;
  • altamente leve — com densidade na ordem de 0,905 g/cm3, uma das mais baixas entre todos os plásticos.

Suas propriedades de resistência mecânica e tenacidade podem ser aumentadas com aplicação de fibras de vidro, enquanto suas propriedades elétricas são afetadas em vários graus de temperatura de serviço, em que a constante dielétrica não muda, mas a resistência aumenta e a resistividade volumétrica reduz.

gap_horizontal.png
PET-196.jpeg

PET (Politereftalato de Etileno)

plástico PET, ou mais especificamente, o politereftalato de etileno, recebe a característica de termoplástico devido à sua propriedade de ser constantemente aquecido e moldado quantas vezes forem necessárias, recebendo um selo de reciclável e sendo, portanto, um plástico sustentável. O plástico PET foi criado por dois químicos no ano de 1941, quandoWhinfield e Dickson descobriram que, com a reação do ácido tereftálico com o etileno glicol, tinha-se o PET.

Esse polímero é considerado um poliéster e é constantemente utilizado na indústria de bebida, principalmente em suas embalagens, como acontece com os refrigerantes. Uma curiosidade que talvez você não saiba é que a embalagem PET foi apenas fabricada a partir da década de 1970, sendo comercializada na América do Norte dez anos mais tarde.

Não somente nessa indústria, mas o plástico PET hoje em dia é utilizado em diversos ramos, como na fabricação de roupas, mochilas, lâmpadas, telhas e até cordões de varal. Como é um plástico 100% reciclável, cada vez mais estão sendo encontradas formas de reutilizar o material e garantir que o meio ambiente não sofra as consequências de sua decomposição. O mais importante é conscientizar a população a fim de garantir que o plástico PET seja destinado à reciclagem, para não poluir a natureza (sabia que uma garrafa PET pode durar até 400 anos?).

gap_horizontal.png
ABS-196.jpeg

ABS (Acrilonitrila + Estireno + Butadieno)

É possível variar a quantidade de cada componente para produzir materiais com mais resistência térmica ou mecânica, por exemplo. Além disso, o plástico pode ser metalizado e pigmentado em cores muito variadas, vívidas e saturadas — gerando produtos com ótimos acabamentos. Com tanta variedade, é possível produzir várias opções, que sirvam para todos os tipos de projetos.

O plástico ABS é bastante versátil. Por isso, é usado em produtos em residências, no comércio e em várias indústrias. Por exemplo, o material está em painéis, grelhas e assentos de automóveis, em malas, peças de jogos e demais produtos de lazer, em aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos